A Propósito: Execesso de zelo deixou Cocó Magri fora da Câmara de Tanabi
- A Voz Regional
- 24 de out. de 2016
- 3 min de leitura
O nome forte
O vereador João Roberto Camargo (PPS) deve assumir a chefia de gabinete do governo de Nelson Montoro (PSD) em Monte Aprazível. Camargo se diz preparado para a função de chamar para si os problemas da administração, deixando o prefeito e o vice Márcio Miguel (PP) livres para pensarem a cidade.
O mapa da mina
O prefeito eleito de Tanabi, Norair da Silveira (PSB), visitou Brasília e percorreu vários gabinetes de deputados em busca de emendas parlamentares para 2017. Norair já exerceu o mandato por duas vezes e não era muito afeito a ir a capital federal. O novo mandato parece que será diferente, a depender do empresário Aluizio Nissida, um dos articuladores de sua campanha eleitoral e quem o acompanhou e o apresentou nos gabinetes brasilienses, onde tem larga experiência na intermediação de verba.
Novos ares
Aliás, Brasília, segundo corre nos meios políticos, está no horizonte do prefeito de Monte Aprazível, Mauro Pascoalão (PSB) que deixa o cargo no dia 31, e ficará sem ocupação, caso não consiga um aparo político. Brasília é uma opção, já que o seu padrinho político, Waldomiro Lopes, também deixa o mandato em Rio Preto e não tem mais cargo a oferecer aos apadrinhados, o que fez regularmente ao longo de pelo menos uns 15 anos.
Continuidade
O prefeito eleito em Monte Aprazível, Nelson Montoro está decidido a manter o professor Eliezer Justino no cargo de assessor municipal de Cultura. A escolha é pessoal e fruto da observação de Montoro da aprovação popular e do meio intelectual da cidade à atuação de Eliezer frente ao cargo. Montoro tem se revelado um lince.
Papo reto
Ou olhos de águia. Em uma reunião com oficiais da Polícia Militar para discutir os casos de crime na zona rural, o futuro prefeito foi ao ponto. Citou o reduzido efetivo policial como parte das causas prováveis. Os oficiais admitiram que o efetivo é muito pequeno.
Fogueira da vaidade
A possibilidade de a oposição eleita na Câmara fazer a presidência da Casa fica cada dia mais difícil, apesar de um pacto entre eles. É justamente o pacto, sem definição de nome, que abrirá o dique. Os vereadores Ailto Faria (PV), Gilberto dos Santos (PDT) e João Celio (PSDB) dizem não ceder.
Salto 15
A derrota do ex-prefeito José Francisco (PC do B) continua rendendo assunto em Tanabi com inúmeras teses, todas falsas, explicações, todas beirando a idiotices, e justificativas pueris. José Francisco perdeu porque achou que ganharia.
Beabá
Nelson Montoro tem conversado bastante com o professor Pedro Polotto, a quem convidou para a assessoria de educação. O convite foi aceito e Pedro começa a cuidar de sua situação funcional como diretor de escola em Tanabi.
Novos tempos
Montoro deve marcar para os próximos dias seu primeiro encontro com os vereadores eleitos. Não é uma reunião, estará mais para um bate papo informal. Empossados, vereadores e prefeito, Montoro pretende realizar reuniões frequentes e formais entre o Executivo e Legislativo. Na atual administração, a relação entre prefeito e vereadores foi aos trancos.
Novos salários
Executivo e Legislativo de Monte têm seriíssimo caso a resolver: o vergonhoso salário pago aos cargos de confiança, os ditos assessores. Em janeiro, com aumento do mínimo, não chegarão a dois salários. Impossível para que gente capacitada aceite a trabalhar por tão pouco em cargo de tamanha responsabilidade. O Sindicato dos Servidores, caso a o aumento não seja geral, vai se posicionar contra. Se não demonstrarem personalidade e coragem, prefeito e vereadores, estarão condenando a administração a fórmula amadora de governar. Ou pior: abrindo as portas para que servidores nomeados se locupletem e estendam a mão para a propina.
Arapuca
O vereador Cocó Magri (PSDB) perdeu sua vaga na Câmara por excesso de zelo. Ele estava tão preocupado com sua reeeleição que foi em busca de colonos para engordar os votos de sua coligação. No jargão político, colono é o candidato de pouco voto que sai em chapa para juntar votos que acabam por eleger aqueles com mais chances. O eleitor resolver apadrinhar o candidato colono Pardal que acabou por ser o mais votado da coligação e ocupou o lugar de Cocó na Câmara de Tanabi.
Maldição da farmácia
Os farmacêuticos Nassibo Sidinani (PSB) e Nereu Paschoalli (PT) ficaram entre os nove candidatos mais votados para a Câmara de Monte Aprazível, mas não foram eleitos. Esse percalço eleitoral não é novo, apenas repetiu o que aconteceu com os dois em 2012.
Fica como está
Quem espera grandes revelações do ex-deputado Eduardo Cunha, preso sob a guarda do juiz carcereiro Sérgio Moro, pode se frustrar. A lavagem vai continuar seletiva, o Brasil não pode ser lavado de uma vez.
コメント