top of page

Walter Spolon: Boas recordações

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 14 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Antigamente, tudo era melhor! Tudo era mais simples, mais puro, melhor de ser vivido…

Será, realmente? Acho que sim.

Algumas propagandas daquela época nos mostram que, ao invés de evoluirmos, acabamos regredindo.

Nas fotos de antigamente, quase sempre temos pessoas bem vestidas, de terno e gravata. As mulheres, então, nem se fala.

Lendo a ”Revista de Monte Aprazível”, editada pelo Sr. Constantino de Carvalho, em 12/10/1945 e a de 14/10/1947, isto é, há 72(setenta e dois) e 70 (setenta) anos atrás, encontramos Artigos, Fotos e Propaganda de uma época que deve ter sido o máximo. Nas fotos, as pessoas sempre muito bem trajadas. Os homens, quase sempre de terno e gravata. Tudo muito Chic! Parecia até, que viviam sempre em festas.

O Sr. Constantino de Carvalho, aqui aportou, por volta de 1925, vindo da sua terrinha, Portugal. Casado com a Sra. Anna Leite de Carvalho, tiveram os filhos Ruth e Flávio. Dona Ruth, como carinhosamente a chamávamos, foi uma das maiores educadoras de toda a nossa região. Flávio casou-se com Nena Garcia.

Dentre as várias atividades desenvolvidas pelo Sr. Constantino, a principal delas foi sua paixão pelo jornalismo. Polêmico, desafiador, contundente, editou durante muito tempo, a partir de 1926, o Jornal ”A Cidade” e a “Revista de Monte Aprazível.” Um marco na história de nossa cidade. O jornalismo local tem duas histórias: uma antes do Sr. Constantino e outra depois dele.

Essas revistas, muito bem editadas, traziam inúmeras fotos, dos tempos que as máquinas fotográficas e a imprensa eram bem limitadas, comparando aos recursos de hoje. Depois de fotografada a pessoa ou o evento, o filme era revelado, depois era feita a foto e então enviada para Rio Preto, para fazer o clichê e, depois, imprimi-la. Algum tempo depois, também vivi essa rotina, como fotógrafo e quando participei do Jornal “Hora e Vez”, com a coluna Ti-Ti-Ti, por volta de 1980. Hoje, um celular resolve todos esses problemas, na hora.

Voltando às Revistas. É impressionante a qualidade da mesma, sempre com muitas fotos para ilustrar a matéria publicada e as propagandas. Não conheço outra revista dessa época, editada com tanto esmero e qualidade.

Um detalhe nos chama a atenção: a quantidade de propagandas de alfaiatarias da época. Todos, alfaiates de renome: Gustavo Suriano, Guanabara, Argemiro Antonio, Jovelino Guimarães, Didi, José de Mello, Ataliba, Toninho e muitos outros, que fizeram história em nossa cidade.

A Revista “Monte Aprazível” e o Jornal “A Cidade”, marcaram época, divulgaram os acontecimentos, nossa história e nos trazem muitas lembranças e saudade. Tempos que as matérias publicadas eram montadas letra por letra, depois, imprimia-se a prova, seguida das correções para, depois, ir para impressão.

As fotos? Claro, do Sr. Felix Buissa, um nome na fotografia regional. Quando se fala de história da fotografia em nossa região, o primeiro nome que vem à mente é o do senhor Felix. Um exemplo para todos que gostam dessa arte.

Ainda na era do Sr. Felix, tivemos o Thoma e, a partir de 1973, tivemos o Foto Tin e, depois o Foto Reinaldo. Tempos de muita criatividade.

Vamos aproveitar para rever algumas relíquias de antigamente.

Comments


A Voz Regional © 2020

bottom of page