top of page

Está por “um triz” a união da oposição com Valdir, sem Marcel Cadamuro como vice

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 9 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Advogado impõe condições para abri mão do cargo para tirar Norair da prefeitura


“Estou fazendo reunião em cima de reunião para unir toda a oposição”. A afirmação é do candidato Valdir Uchoa (PL) depois de sinal verde de seu vice, o advogado Marcel Cadamuro de que estaria disposto a abrir mão da vaga. Cadamuro alerta, no entanto, de que a sua disposição não tem caráter ilimitado e pouco abrangente.

“É bom tomar cuidado com o que eu disse. Só abro mão de ser vice se todos os partidos que são oposição ao atual governo estiverem junto e o candidato que vier a me substituir tem de ter qualificações eleitorais melhores que as minhas.”

Ao falar em “toda a oposição”, Cadamuro cita nominalmente o P C do B, partido ao que está filiado o ex-prefeito José Francisco, os aliados políticos dele filiados ao PSD, o PSDB do atual vice Fábio Ceron, Podemos e PPS, legendas dos declarados pré-candidatos a prefeito, respectivamente, os vereadores Rodrigo Bechara e Fabrício Missena, que até tem vice definido, seu colega de Câmara e partido, Osmar Canela. E, ainda o DEM, o mais oposicionista ao atual prefeito Norair da Silveira, presidido pelo vereador Marcos Paulo Mazza, e que tem ainda como filiado o mais radical opositor de Norair, o presidente da Câmara, Gilbertinho Faria.

Não será tão difícil costurar esse arranjo e, segundo fonte que preferiu o anonimato, “tudo pode ser reunido e anunciado em questão de horas. É tarefa difícil acomodar tantos partidos e político em uma única vaga, mas Valdir Uchoa, que já conta com a adesão de PTB, se revela confiante. Ele disse já ter conversado com o vice-prefeito Fábio e o ex-prefeito, José Francisco. Valdir garante contar com a benção deste, que, porém, ainda não se pronunciou oficialmente. José Francisco se encontra fora da cidade, mas A Voz Regional apurou ser possível ele participar deste arranjo.

Segundo Dorival Rossi, presidente do PSD e muito próximo de José Francisco, acordo desse tipo é difícil acontecer, mas é possível viabilizá-lo “devagarinho, com um passo de cada vez”.

Marcos Paulo adianta que o DEM já fechou acordo com Valdir Uchoa, independentemente, da questão do vice. Ele reafirma que o partido tem condições de oferecer um nome para vice, mas que a manutenção de Marcel ou a escolha de um terceiro nome não altera as condições de apoio.

Rodrigo Bechara se limita a dizer ser o arranjo viável e que afirma que o seu partido, o Podemos, pode avalizá-lo.

Fabrício Missena adianta que não vai participar deste arranjo. Ele argumenta que sua candidatura está consolidada, com vice definido e já com a coligação acertada com o PR e não faria sentido abandonar sua pretensão, mesmo sendo o indicado a vice. “As pesquisas mostram que eu e Valdir estamos empatados na segunda coligação. Se eu servo para vice dele, ele também serve para ser o meu. Durante três anos, fui o vereador mais combativo, então eu sou candidato natural da oposição e é mais viável a oposição estar unida em torno da minha candidatura”, observa ele.

Fábio Ceron não foi localizado para comentar sobre o assunto.

A chapa Valdir/Marcel foi lançada extra-oficialmente há um ano e que agora se revela decisão precipitada. A partir de abril deste ano, quando foram desencadeados os prazos eleitorais e as discussões partidárias, a cogitou-se da possibilidade de Marcel Cadamuro ser substituído por parte de Valdir. Segundo Marcel, isso provocou grande desgaste político e pessoal a ele e à chapa. A pressão aumentou à medida que a discussão sobre apoios políticos se intensificam.

O desconforto de Cadamuro foi debatido em uma reunião do partido, na semana passada, quando o vice colocou suas condições para deixar a vaga. “Eu considero o projeto Valdir/Marcel com grandes chances de sucesso, de sair vitorioso e implantar um programa novo para Tanabi. Mas eu não quero ser acusado de vaidoso e insensível aos problemas da cidade. Se a minha saída da chapa viabilizar um projeto mais amplo e melhor, não tenho problema em abrir mão”, finalizou.


 
 
 

댓글


A Voz Regional © 2020

bottom of page