Pandemia não assusta mesários da região; poucos cancelaram convocação do TSE
- A Voz Regional
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
A Justiça Eleitoral tradicionalmente conta com um importante contingente de aliados para garantir a segurança e o sigilo do voto nas eleições: os mesários. Além de contribuir para a consolidação da democracia, cabe aos mesários a tarefa de assegurar a legitimidade do processo eleitoral. Para as eleições municipais deste ano, no contexto da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou uma campanha que busca incentivar a inscrição voluntária de mesários e garantir que o trabalho no dia da votação ocorra com toda proteção necessária para reduzir os riscos de contaminação.
Em Monte Aprazível a convocação dos mesários da zona 77 já está praticamente concluída, segundo a chefe do cartório Eleitoral de Monte Aprazível, Raquel Matos. “É uma pendência ou outra ainda que temos de convocação, mas os mesários já estão praticamente confirmados e convocados”.
Raquel conta que não houve muitos pedidos para sair da lista por medo, alegando que as pessoas gostam de trabalhar na eleição pelo direito aos dias de folga no trabalho. O banco de dados é quase a totalidade de servidor público, professor e ela diz que o Cartório fez o possível para atender os pedidos de saída. Serão retirados da lista os inscritos que venham ter parentes de candidatos, depois de realizadas as convenções partidárias.
Raquel conta que tem bastante mesários em grupo de risco. “Não sabemos se o número é elevado porque não fizemos essa estatística para falar quantos são de risco, mas posso assegurar que fizemos de tudo para não convocar pessoas que se declararam em grupo de risco. Fizemos um contato esse ano com mesários que foi bem minucioso. Antes de montarmos as mesas, entramos em contato com um por um dos mesários via WhatsApp, montamos um grupo. O mesário teve 40 dias para falar se queria a dispensa. Depois desse contato é que soltamos as convocações. Tiramos os que não quiseram, mas na grande maioria não tivemos problema”.
Ser mesário proporciona alguns benefícios. De acordo com Raquel, além de exercer a cidadania ativamente, garante a segurança e o sigilo no momento em que o cidadão vai exercer o direito ao voto, ajuda a Justiça Eleitoral a concretizar sua missão e a garantir a legitimidade do processo eleitoral e além de contribuir para a democracia, existe ainda a vantagem de dois dias de folga para cada dia trabalhador como mesário, dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral, certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, auxílio alimentação e preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
Comments