Índice de vacinação da pólio não chega a 40% da meta; mamografias caem 40% em 2020
- A Voz Regional
- 30 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Resultados desanimadores e preocupantes são atribuídos ao medo de contaminação da Covid 19
Duas campanhas de vacinação estão em curso em Monte Aprazível. A vacinação tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, e a contra a poliomielite. As duas campanhas terminam no próximo dia 30. A informação é da enfermeira Cecília Márcia Dattori Moura, responsável pela imunização no Centro de Saúde do município.
A vacinação contra o sarampo, a caxumba e a rubéola abrangem pessoas de 30 a 49 anos. Os menores de 30 anos devem comparecer no Centro de Saúde munidos da carteira de vacinação para verificar se já receberam dose anterior da vacina. Cecília diz que a campanha contra a poliomielite abrange crianças de 1 a 4 anos e que paralelamente a essa campanha está sendo realizada a campanha de multivacinação contra o HPV e a meningite. O público alvo para a vacinação contra o HPV são as meninas de 9 anos e os meninos de 11 anos, e contra a meningite são meninas e meninos de 11 a 12 anos.
O Centro de Saúde, de acordo com Cecília, possui doses suficientes da vacina para atender toda a demanda, mas ela queixa-se da baixa adesão. “O comparecimento para a vacinação da poliomielite está super baixo”. A meta é vacinar 1.019 crianças entre 1 a 4 anos, mas até a última quarta-feira haviam sido vacinadas apenas 350 crianças. Cecília acredita que só havendo uma grande reviravolta para o município conseguir atingir a meta. “A vacinação contra o sarampo até que teve uma boa procura, mas poderia ter sido melhor”, enfatiza.
Outubro Rosa
O município está desenvolvendo também a campanha Outubro Rosa através de mutirões de Papanicolau e mamografias. A enfermeira Juliana Santa Rosa, diz que estas são ações que são realizadas o ano inteiro, mas que são intensificadas durante o mês de outubro. “Em outubro também são intensificadas as orientações de auto exame e da importância dos exames de Papanicolau e mamografia. Além disso, os agentes fazem visitas domiciliares promovendo a busca ativa de pacientes”, diz.
O setor de mamografia da Santa Casa de Misericórdia de Monte Aprazível registrou uma queda no número de mamografias este ano em razão da pandemia. De acordo com a gerente administrativa da Santa Casa, Eliete Aparecida da Silveira, de janeiro a outubro de 2019 foram realizadas 991 mamografias contra 695 exames realizados no mesmo período deste ano. Ela diz que “houve uma diminuição na procura pelos serviços hospitalares em razão da pandemia”.
Kommentare