Benção e proteção
- A Voz Regional
- 12 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Osvaldo Francisco dos Santos é benzedor desde a infância e continua muito procurado por várias pessoas da região de Monte Aprazível para abençoar até plantações e animais
É numa casa sem muitos adornos da Rua Osvaldo Cruz, no bairro da Vila Maria, em Monte Aprazível, que inúmeras pessoas recorrem para obter a benção, proteção e conselhos. O anfitrião é Osvaldo Francisco dos Santos, conhecido também como Baiano da Barroca, um senhor que esbanja saúde e bom humor, além de boas risadas e vários contos.
Natural de Caeté, na Bahia, veio para o estado de São Paulo após uma decepção e uma injustiça com o seu nome. “Falaram que eu estava falando de algumas primas minhas e isto fez com que o pai delas brigasse comigo. Descobri que o boato foi de um amigo meu, mas ele empurrou a bronca pra mim”, explica Osvaldo. Com apenas algumas trocas de roupas e o projeto inicial para ficar 3 meses em terras paulistas, o baiano acabou fincando raízes em Monte Aprazível.
E foi assim, aos 21 anos, que ele se instalava na região sabendo de um dom que se manifestou ainda na infância; a benção e a oração pelos mais necessitados. Além das bênçãos, o aposentado também é procurado por produtores rurais que desejam livrar suas plantações e pastos de qualquer praga e recorrem a oração. Com versos rápidos citando Deus, Nossa Senhora, Jesus e todos os santos, Osvaldo livra a propriedade dos males que atinge a plantação.
“Na verdade, eu apenas mantenho um contato com Deus e peço pra ele que livre a pessoa, ou a plantação de algum mal que está por vir, e depois disso está realmente livre”, comenta o aposentado sobre o poder de suas orações. “Alguns me procuram para que eu faça oração e tire as cobras do local onde ela mora, e não tem erro, elas realmente desaparecem. Este é algo que Deus me deu.”
Segundo o benzedor, as primeiras manifestações com o mundo de outra dimensão, como ele mesmo gosta de definir, vieram de forma inesperada aos 6 anos de idade e por meio de uma visão de algo que aconteceria. “De repente, me veio algo na mente e falei para minha mãe não ir na festa de casamento, pois iria ter uma briga muito feia entre uns parentes nossos e seria desagradável e foi o que aconteceu.”
Tantas visões e pressentimentos também já chegaram a assustá-lo, tanto que Osvaldo chegou a pedir a Deus que as diminuíssem. Atualmente, Osvaldo tem a visão de alguns fatos que podem ocorrer com ele ou pessoas ligadas a ele por meio de sonhos que precisam ser interpretados.
Com o passar dos anos, o Baiano da Barroca se tornou popular pelo poder de suas orações e bênçãos, dispensadas a quem o procurasse. A fama do benzedor que faz com que plantações inteiras fiquem livres de pragas e até mesmo afugenta as cobras só com a oração ganharam a região e pessoas de outras cidades também se tornaram frequentadores da casa do aposentado.
Segundo ele, as ‘consultas’ não são marcadas e não custam nada, basta a pessoa procurá-lo com boas intenções e com o coração aberto. “Algumas pessoas chegam e pedem que faça uma oração, mas desejando o mal para outra pessoa e esta é uma coisa que não faço. Trabalho exclusivamente para a proteção e bem estar das pessoas, este é meu objetivo aqui nesta terra.”
O benzedor ressalta ainda que não tem um determinado setor de pessoas que o procuram para receber a benção ou conselhos. Dos mais ricos aos mais simples, todos tem porta aberta na casa dele para o momento de reflexão. “Já benzi os mais simples, os mais ricos aqui da cidade, de fora, quem vier até aqui eu atendo tranquilamente. Toda pessoa merece oração e benção de Deus, desde que tenha o coração aberto e principalmente fé.”
Sobre o seu papel, Osvaldo se resume como um homem servo de Deus. “Eu sou apenas uma ferramenta que Deus usa aqui na terra. Sou como se fosse um ‘pedidor’ de esmola, um simples comedor de feijão. O único conselho que dou para as pessoas é para que elas não sejam invejosas das outras e que tenham fé. A fé é o mais importante dos sentimentos e que nos leva mais próximo de Deus.” afirma Osvaldo, com o seu bom humor característico.
Comments