Campanha faz diagnóstico precoce de HIV
- A Voz Regional
- 28 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
O objetivo da campanha é ampliar o acesso da população ao teste de HIV, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce
A Vigilância Epidemiológica de Monte Aprazível promove a partir desta segunda-feira, dia 28, até a próxima quinta, dia 1º, a 9ª Campanha Fique Sabendo para testagem do HIV e da sífilis. O objetivo da campanha é ampliar o acesso da população ao teste de HIV, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.
Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é, segundo Sílvia Câmara Paschoalli, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Monte Aprazível, parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids no Estado de São Paulo, onde até 2013, cerca de 107 mil pessoas viviam com a doença. “A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado”.
Ela conta que no Estado de São Paulo o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids melhorou, mas que ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não tem oportunidade de realizar os testes. Este ano, além da testagem para HIV, a campanha vai oferecer também a testagem para sífilis, em razão do aumento de casos notificados da doença.
A campanha tem por objetivo estimular a população a realizar os testes, principalmente em quem tem vida sexual ativa, nunca realizou teste de HIV e sifilis e pertence aos grupos mais atingidos, que são homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas.
Como ela funciona?
Os testes são grátis e rápidos. No caso do teste de HIV, Sílvia explica que é feita a coleta de sangue e realizado o teste. “A pessoa espera cerca de 15 a 20 minutos, que é o tempo do exame ficar pronto. Em caso negativo é feito o pós teste, que é o aconselhamento para evitar a exposição à situações de risco e em caso positivo, é realizado novo teste usando um kit de marca diferente e com nova amostra de sangue. Se confirmado é realizado o encaminhamento para a nossa unidade de referência que é a DIP (Departamento de Doenças Infecto Parasitárias) do Hospital de Base de Rio Preto, onde o tratamento será iniciado”, conta.
O teste de sífilis também é gratuito e rápido. É colhida amostra de sangue e o teste demora cerca de 15 a 20 minutos para ficar pronto. Se der negativo também é feito o aconselhamento e caso dê positivo também é colhida nova amostra de sangue que é encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz. Se confirmando o resultado do teste rápido a pessoa inicia o tratamento na própria unidade de saúde do município.
Comments