Chuvas não conseguem recuperar canaviais, mas renova esperanças
- A Voz Regional
- 16 de out. de 2017
- 2 min de leitura
As chuvas caídas na região de Monte Aprazível nos últimos dias renovou a esperança de produtores rurais. O cenário melhorou no campo e os agricultores esperam uma boa colheita em 2018, apesar da quebra da cana em razão da estiagem prolongada, estimada em R$ 17 milhões, ser irreversível, segundo o coordenador agrícola da Aplacana (associação de Plantadores de Cana da Região de Monte Aprazível, João Aoki.
João conta que o pluviômetro da Aplacana registrou 80 milímetros de chuva na entidade, mas que coletores da região demonstraram chuvas nos municípios “em que atuamos” entre 50 a 100 milímetros. “Foi um bom volume, restabeleceu e recuperou a umidade, tornando propenso o preparo do solo nas áreas de reforma de canaviais e tratos culturais na cana soca”, diz.
Indagado sobre a possibilidade da chuva caída recuperar parte da produtividade da cana plantada, João diz que “a produtividade da cana não recupera, o que perdeu já foi, não tem como recuperar, até porque boa parte da colheita já foi efetuada. O que pode acontecer é que chovendo a cana pode absorver mais água e ganhar um pouco de peso, entretanto, é uma situação ruim para produtores que tem cana ainda a colher porque a umidade faz com que a cana reinicie o desenvolvimento e para isso ela utiliza a reserva de sacarose, reduzindo a ATR”. A chuva facilitou muito o desenvolvimento da soqueira de cana para a próxima safra”, comenta.
Ele diz que os institutos de pesquisa climática não determinaram ainda a presença dos fenômenos El Nino e La Nina, “o que deve manter a previsão climática dentro da normalidade, com chuvas regulares”.
Os produtores que estavam desanimados com a estiagem prolongada tiveram seu ânimo renovado com as chuvas da última semana. Cleber de Paula Naves, gerente da casa agropecuária Agro São Pedro, diz que bastou chover para o ânimo dos produtores melhorar bastante. “O pessoal se animou bem e a procura mudou. O pessoal está animado e já começou a procurar sementes e adubos. Já começamos a ter bastante cotação e já realizamos vendas, além de termos bastante negócios engatilhados”, encerra.
コメント