De onde surgiu a Black Friday?
- A Voz Regional
- 22 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Muito popular no comercio dos EUA, a data remete ao dia de Ação de Graças, no qual as famílias protestantes se reúnem para comer muito peru e agradecer pelo ano. E desde 1869, o termo Black Friday vem sendo utilizado na cultura norte-americana. Segundo historiadores, a expressão surgiu após Jay Gould e James Fisk, dois notórios bandidos de Nova Iorque, tentaram dominar o mercado de ouro na Bolsa de Valores.
Com a queda do preço do produto, o governo precisou intervir e elevou a quantidade de ouro no mercado, fazendo com que os valores despencassem, causando a perda de muitas fortunas de investidores. Como o episódio aconteceu numa sexta-feira, ela foi apelidada de `negra`.
Mas como a historia nao tem consenso, a versão mais aceita do surgimento da Black Friday e que ela foi criada por policiais na cidade de Filadelfia, no inicio dos anos 1960. De acordo com o linguista Ben Zimmer, que estuda o fenômeno da data, os muitos carros na rua por conta do feriado de Ação de Graças, aliado a partidas de futebol americano, faziam com que os lojistas derrubassem os preços e criassem ofertas para manter as pessoas o mais longo tempo possível nas ruas e consumindo.
Em escala global, a Black Friday ganhou destaque a partir de 1990, e a partir dos anos 2000, passou a não apenas pegar a sexta, mas o fim de semana inteiro de promoções.
Comments