Dia do Saci é comemorado no dia 31
- A Voz Regional
- 31 de out. de 2016
- 2 min de leitura
O artista plástico Jocelino Soares tem criação de negrinhos arteiros pitadores de cachimbo em mata e para evitar bullyng corta uma perna daqueles que nascem com duas
Celebra-se na próxima segunda-feira, 31, o Halloween, data famosa no Brasil devido a filmes norte-americanos, que trazem hábitos como festas à fantasia, decoração com morangas iluminadas e muitos adornos nas cores preto e laranja, que fazem a alegria principalmente das crianças. No Brasil, as comemorações nunca “pegaram”, inclusive devido a pouca influência de povos britânicos na nossa cultura, mas tem um pessoal nacionalista que comemora em 31 de outubro o Dia do Saci, numa forma de valorizar a cultura e o folclore brasileiro.
O artista plástico Jocelino Soares é um desses nacionalistas que além de comemorar o dia 31 como o Dia do Saci diz ter uma criação de negrinhos de uma perna só.. Ele conta que em 1917 Monteiro Lobato, então trabalhando num grande jornal da capital, resolve fazer o que ele chamou de “Inquérito sobre o Saci”. Os leitores escreviam cartas contando suas experiências com o folclórico menino travesso e possíveis avistamentos.
Segundo se tem notícias, esse personagem do folclore brasileiro teve início nas senzalas. Os escravos temendo que os filhos adentrassem nas matas quando estivessem na labuta da roça, diziam que um menino de uma perna só, com gorrinho vermelho, shortinho e pitando cachimbo viria buscá-los. Essa entidade varou séculos e hoje é personagem mais conhecido, principalmente entre as crianças, desbancando a mula sem cabeça e o lobisomem.
Para o dia 31, Jocelino diz ter programado uma visita até o local onde os sacis que cria moram, na mata do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA). Ele diz não ser um criador de saci, mas sim um cuidador de saci. “Cuidamos por volta de 500 sacis. Vou até a mata duas e três vezes por semana levar legumes para os sacis em geral e para as sacis grávidas, arroz em casca. Quando nascem cabem na palma da mão. Ao atingir a fase adulta chegam a um metro. O saci macho com o pé direito procura acasalar com a saci fêmea com o pé esquerdo. Se abraçam e saem andando pela floresta”.
Indagado se há aumento no número de cuidadores de sacis, Jocelino diz que sim. “Os bichinhos vivem soltos na mata. Quando acontece de nascer animaizinhos com duas pernas, temos um amigo vascular que corta uma das perninhas para que ele não sofra bullyng”.
Comments