top of page

Dólar alto conteve crescimento nas vendas de computadores e periféricos na pandemia

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 6 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de set. de 2020

Comércio relata aumento na procura; negócios não foram maiores devido moeda norte-americana

Alguns setores da economia têm sido impulsionados nesse momento de pandemia. Os serviços de internet e informática, por exemplo, tiveram vendas expressivas durante a quarentena. O aumento na procura por computadores, notebooks e acessórios surpreendeu. A pandemia do novo coronavírus promoveu uma espécie de corrida aos serviços de internet. A demanda por novas ativações cresceu cerca de 40% durante os últimos meses.

Ricardo José Ramos, da R&A Informática, diz que para seu setor a pandemia representou aumento de vendas. “Para nós foi muito bom. Com todo mundo em casa a tendência é usar mais o computador e as pessoas começam a procurar melhorar a capacidade de seu computador, fazendo um upgrade ou comprando um novo. As vendas durante a pandemia aumentaram 50%”.

Ricardo diz que as aulas online fizeram aumentar também a procura por webcams, assim como a necessidade de fazer vídeo conferências a trabalho. “Tanto que não acha no mercado e se encontra está caro”.

Ele diz que a venda de novos computadores só não está melhor em razão da alta do dólar. “A alta do dólar impactou significativamente o preço de novos computadores, por isso muitas pessoas estão preferindo fazer um upgrade nos computadores em uso”.

Gilberto Carlos Massuia, da Massuia Informática, diz que na informática melhorou 120% a procura “porque as pessoas com notebook parado os arrumaram para as aulas online. Houve uma melhora significativa também na venda de novos computadores, só não foi maior devido à alta do dólar, que está fazendo muita gente optar pela troca do HD do que comprar um computador novo”.

Ele também menciona a alta “absurda” das webcams, “Como o pessoal precisa para as aulas online e para vídeo conferências os fabricantes se aproveitaram da situação e subiram o preço do produto lá em cima”, diz.

José Augusto Vieira, da GTX provedor de Internet, diz que a procura por novas ativações de internet aumentou cerca de 40% nos últimos meses. “A procura por aumento de velocidade não foi tanta, porque nossos pacotes de internet tem velocidade maior. Os planos mais procurados são de 150 e 200 megas que tem velocidade suficiente para atender a demanda da família toda, desde vídeo aulas, lives, vídeo conferências, etc. A procura está sendo bem maior durante a pandemia”, conclui.

Commentaires


A Voz Regional © 2020

bottom of page