top of page

Festa de Reis em Poloni reuniu mais de 5 mil pessoas

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 13 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

No domingo, a cidade de Poloni organizou a 28° Festa de Santo Reis, realizada na Praça Antônio Pereira dos Santos, onde se situa a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O templo lotado por fiéis permaneceu cheio durante toda a celebração, que além dos tradicionais rituais católicos, também recebeu as Companhias de Reis das cidades vizinhas, que subiam a Rua José Zanovelli com faixas, bandeiras, instrumentos e os folclóricos “palhacinhos de Santo Reis” em direção à Festa, que teve como mestre de cerimônia o radialista Nhô Moço.

O desenrolar da tradição de Reis foi iniciado com os rituais católicos que recebiam as cerca de 20 Companhias de Reis presentes, as quais na sequência se dirigiam para o palco instalado em frente à própria Praça, para se apresentarem ao público presente, estimado pelos organizadores em cinco mil pessoas. “Foram disponibilizados mais de 20 mil pães com carne moída e milhares de litros de refrigerante para todos que compareceram. As Festividades de Santo Reis já são uma marca registrada dentro da cultura de Poloni há quase 30 anos e ficamos felizes em poder manter viva a Tradição e a Fé da nossa população”, disse o prefeito municipal Antônio José Passos (PPS).

Personagens, História, Fé e Tradição – A Companhia de Reis de Poloni foi à última a se apresentar dentre todas as companhias presentes. Dentre os componentes da Companhia figura o ex-vereador Santo Cardoso, o “Santão”, responsável pela primeira voz da Companhia. “É sempre uma honra poder participar de uma festa que une a 6eé e a cultura de nosso Povo”, disse Santão.

Outro personagem que mistura sua história com a de Santo Reis é a do funcionário público aposentado João Batista Pinto Filho (65), mais conhecido como “Joãozinho de Santo Reis”, que chegou a Poloni com 25 anos e desde então, sempre participou ativamente das festividades. Devoto assumido de Reis, Joãozinho diz ser grato por uma benção alcançada para dois de seus filhos, quando ainda eram crianças. “Ambos foram diagnosticados com um grave problema de saúde quando ainda meninos, no entanto, a fé e a devoção de Reis realizaram o milagre”, disse Joãozinho.

Commenti


A Voz Regional © 2020

bottom of page