top of page

LUPA vai levantar as riquezas e problemas das propriedades agrícolas da região

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 24 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Censo de produção agropecuária vai dimensionar o tamanho do setor econômico mais importante da região

A Coordenadoria de Assistência Integral (CATI), departamento da Casa da Agricultura de Monte Aprazível, está realizando o Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA). O objetivo deste trabalho, segundo o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura local, Lucas Fernando Simão, responsável por coordenar o LUPA, é coletar informações para futuras políticas públicas na área agropecuária.

Segundo ele, o LUPA é uma fotografia do momento da agricultura e pecuária paulista. Sua pesquisa abrange diversas áreas do setor. “É um levantamento feito em todas as propriedades rurais do Estado de São Paulo. Com os resultados é possível fazer um planejamento, corrigindo falhas, fornecendo informações sobre novas tecnologias, passando por questões econômicas, como preço dos alimentos e balança comercial, além de abordar temas relacionados à sustentabilidade, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo, até a agricultura familiar”.

“O LUPA – prossegue – retratará as áreas dos estabelecimentos rurais, ocupação do solo, as tecnologias empregadas numa investigação de como vive o agricultor, incluindo grau de instrução e acesso aos programas do Governo do Estado, mas o produtor rural pode ficar tranqüilo quanto as informações prestadas porque o levantamento será utilizado apenas para fins estatísticos e suas informações são sigilosas. O LUPA é apenas uma ferramenta de trabalho”, enfatiza.

Com o LUPA, segundo Lucas, é possível identificar todas as culturas que estão sendo cultivadas nos municípios, produtividade média, todo o rebanho bovino, equino, suíno e tudo o que for criação animal comercial. “Está sendo levantado o número de pessoas que reside no meio rural, mão-de-obra rural, as benfeitorias existentes na área rural, máquinas e implementos usados na área rural e a participação em percentual da renda rural do produtor”.

O último levantamento datava de 2008. “Depois disso ele vinha sendo atualizado, mas não tinha um dado total das propriedades”. O LUPA 2016/2017 deve ser concluído oficialmente em 31 de julho deste ano.

O LUPA, de acordo com Lucas, é importante “porque, entre outras coisas, fornecerá um diagnóstico preciso do setor, possibilitando um planejamento da assistência de políticas públicas ao setor rural e implicará na adoção de critérios para a distribuição do ICMS entre os municípios paulistas”.

Em Monte Aprazível o LUPA será realizado nas 1.220 propriedades rurais existentes no município. Indagado se a Casa da Agricultura local tem estrutura física e humana para realizar o LUPA, o agrônomo responde que “estrutura material tem, a dificuldade está na falta de pessoal”.

Há a possibilidade de se agilizar o serviço desde que seja feita uma parceria com a prefeitura. “Existe um convênio da Secretaria da Agricultura com as prefeituras para a cessão de funcionários para trabalhar na Casa da Agricultura. No entanto em Monte Aprazível esse convênio não foi firmado, embora haja essa possibilidade”.

CAR

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) em Monte Aprazível foi praticamente concluído. De acordo com Lucas, a Casa da Agricultura fez alguns cadastros, “mas foram poucos. A Casa da Agricultura ficou mais na parte de divulgação e orientação dos produtores, mas quem efetuou mesmo os cadastros no município foi o Sindicato Rural Patronal e a Aplacana para seus associados e escritórios particulares”, encerra.

Comentarios


A Voz Regional © 2020

bottom of page