top of page

Nereu quer Conselho Municipal de Saúde de Monte Aprazível fortalecido para atuar no setor

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 21 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Assessor diz que gestão da saúde só tem sentido se tiver a participação da população na definição das políticas

Na semana passada, o assessor municipal de saúde de Monte Aprazível, Nereu Paschoalli, presidiu a reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde para discutir a participação popular no órgão, que teve algumas alterações na lei que o estabelece. As alterações não modificam em nada a essência conceitual da participação popular e é justamente essa participação que o assessor quer mudar no município.

“Não interessa um Conselho ‘chapa branca’, com pouca participação, um conselho atuante e participativo para que exerça o controle social de todas as ações do setor de saúde, com interesse na defesa do interesse que é publico e para o público”, explicou Nereu.

Para Nereu, tudo deve passar pelo crivo do Conselho, do atendimento da saúde básica em si à aquisição de equipamentos e viatura, passando pelo encaminhamento de propostas, sugestão de trabalhos, participação em todas as atividades do setor, apontando os problemas e falhas e indicando soluções.

“Vivemos em um país pobre e em tempos de crise tem que se eleger prioridades e ninguém melhor que a população para eleger as prioridades”, ensina o assessor.

A criação dos Conselhos, segundo Nereu, foi pensada para que tivesse efetiva participação popular e para tanto foram dados amplos poderes para os componentes, inclusive na fiscalização, no caso dos municípios, até das contas, cobrando por serviços e melhorias no atendimento das unidades municipais e de instituições privadas, como os hospitais.

Porém, essa ampla participação dos Conselhos nunca foi efetiva no município, daí a preocupação de Nereu em mudar essa realidade.

O Conselho deve ser composto por 50% de seus membros de usuários, representantes das entidades civis, 25% da gestão municipal da saúde e prestadores de serviços e 25% de profissionais da área.

Com a nova composição do Conselho Municipal empossada, Nereu se compromete a manter estreita relação com seus membros com vistas a viabilizar a efetiva participação deles na gestão municipal da saúde “cobrando por uma saúde cada vez melhor.”

Comments


A Voz Regional © 2020

bottom of page