Pastel e futebol que me dão alegria
- A Voz Regional
- 12 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
O santista Nicão, um dos 38 moradores do lar dos velhinhos de Monte Aprazível enxerga na simplicidade de um pastel e nos jogos do time do coração uma forma de ser feliz
Olá querido bom velhinho. Muito prazer sou Antônio Gonçalves Ribeiro, mas os amigos e o senhor podem me chamar de Nicão. Tenho 72 anos de vida e posso falar com toda certeza que foram bem vividos. Sou uma pessoa calma, gosto de sentar aqui no banco da frente do Lar São Vicente, faço meu cigarrinho de palha, observo o pessoal que entra e sai e assim passo boa parte do meu tempo.
Sou um dos que está a mais tempo aqui na casa já vi muitos amigos chegarem e também irem embora. É impossível não lembrar de alguns e bater aquela saudade, mas a vida segue e vamos aqui vivendo um dia de cada vez.
Temos muitas coisas em comum. Antes de virar morar no lar eu também fazia a alegria da criançada, mas não dando presentes e sim cuidando dos brinquedos da cidade da criança em Rio Preto. Era gostoso, trabalhava ao ar livre, limpava o jardim, dava manutenção em algum brinquedo que estivesse quebrado e sempre tinha alguém pra gente conversar.
Sempre trabalhei na minha vida. Por muitos anos fui funcionário da prefeitura de Monte Aprazível, sendo um dos responsáveis pela limpeza das ruas, praças. Era motivo de orgulho saber que a cidade estava limpa e sendo elogiada pela população por conta do meu trabalho junto com meus companheiros.
Cheguei aqui no Lar em 1998 e tenho gostado da minha estadia por aqui. Depois de tantos anos de trabalho a gente quer mesmo um lugar pra descansar e ser bem cuidado. Aqui as meninas sempre ajudam a gente, se ficamos doente somos levados rapidamente para o médico, não posso reclamar da vida que levo aqui.
Confesso Noel que no final de semana eu dou minhas escapadas. Vou para casa da minha filha e de lá vou para meus passeios favoritos; a feira de sábado a tarde em Monte. Atualmente é o que mais gosto de fazer, ir na feira, ver o movimento das pessoas indo de um lado para o outro, bater um papo com os amigos das antigas e depois dar uma parada na barraca de pastel, o que é quase obrigatório.
No domingo gosto de ver os jogos de futebol que passam na televisão. Eu e meus companheiros aqui do Lar sempre ficamos ali na frente da televisão vendo aos jogos e torcendo pra um time ou outro.
Sou santista de coração, adorava ver o Santos de Pelé, Coutinho, aquela galera toda jogando e ganhando, sendo campeão, era um timaço, difícil dos outros times ganharem deles. Hoje o time está um pouco pior, mas ainda dá trabalho, pelo menos ficou na frente do Corinthians né (risos).
Gosto da vida que tenho levado. Daqui alguns dias é Natal, uma época que gosto por conta da festa, da reunião da família, dos amigos. O presente material não escolho, o que vier é bom de receber. Gosto mesmo de ser lembrado, de receber carinho, atenção das pessoas, este é o maior presente que podemos receber.
Para participar da campanha Natal Solidário, criada em parceria entre A Voz Regional e o Lar Vicentino, basta ligar no 3275-1766, ou levar um presente ou fazer uma visita, que muitas vezes é melhor do que um presente material, aos 38 velhinhos que lá vivem.
Comments