Poloni implanta período integral na educação infantil
- A Voz Regional
- 25 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de set. de 2020
O ano de 2018 será marcado por importante transformação no ensino infantil de Poloni. A inauguração, há trinta, dias, da creche escola, instituição com novos conceitos pedagógicos e estruturais para abrigar crianças de 0 a 4 anos, e experiência positiva de implantação de período integral na educação infantil, entusiasmam o prefeito Antonio José e os servidores da educação.
Para dirigir a creche escola, o prefeito foi buscar o professor Antonio Cesar Gonzales, com 40 anos de experiência nas redes pública e privada de ensino. “Não chega a ser um desafio, mas é uma nova experiência em minha vida trabalhar com crianças tão novas, mas é muito gratificante, porque eu e todos que trabalhamos aqui estamos consciente da importância do nosso trabalho que é oferecer bases sólidas na preparação dessas crianças para a vida escolar e de cidadãos.”

A escola, que tem 103 crianças matriculadas e deve completar o total de vagas de 140, no ano que vem, é dotada de sete salas de aulas, cozinha, refeitório, fraldário, lactário, berçário, lavanderia, salas de banho, espaços lúdicos e administrativos. O espaço foi inaugurado com 16 funcionários e o professor acredita que será necessário contratar mais alguns para o desenvolvimento de todas as atividades que a escola pode oferecer.
Cesár explica que as crianças passam até dez horas na escola, das 7h às 17, onde fazem quatro refeições e participam de atividades artistas e recebem todos os cuidados necessários à faixa etária de cada um.
Ele estima que 90% das mães trabalham, inclusive em atividades no campo. “Temos crianças da zona rural, do bairro de Colombo, de Junqueira, que pertence a Monte Aprazível. “Essas mães podem trabalhar tranquilas, pois os seus filhos estarão recebendo todos os cuidados e muito amor e carinho, pois todos aqui têm muita dedicação e o comprometimento de todos é muito grande com o trabalho.”
Segundo César, a cada ano, entre 50 a 60 crianças, devem deixar a creche para ingressar na escola de educação infantil para a alfabetização.

Por isso, para que nada altere a rotina das mães e das crianças, o prefeito Antonio José instituiu neste primeiro semestre, parcialmente, o regime de tempo integral na educação infantil. “A experiência foi muito positiva em todos os aspectos, possibilitando mais cuidados aos alunos, melhora no aprendizado, na disciplina”, lembrou Antonio José.
Com os resultados satisfatórios, a experiência de período integral trona-se definitiva e expandida a partir do segundo semestre.
Segundo o prefeito, a escola vai receber algumas adequações para o novo regime, com a construção de uma sala para abrigar a biblioteca que será transformada em duas novas salas de aulas. As obras serão realizadas no período de férias.
A escola infantil abriga 160 alunos e conta com 35 funcionários, teve o piso do pátio de concreto de má qualidade trocado por piso cerâmico.
O primeiro semestre letivo terminou nesta semana com a realização da festa junina, que contou com a participação total dos pais.
Comments