Exposição Pérola Negra retrata famílias pretas de Monte
- A Voz Regional
- 26 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Está sendo realizada no Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo, em Monte Aprazível, a exposição Pérola Negra. A exposição já é realizada pelo terceiro ano consecutivo e a ideia surgiu a partir de um acervo de textos e fotos do jornalista Edvandro Ferreira personalidades pretas do município, publicados em A Voz Regional, ao longo de 2016.
O assessor municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Eliéser Justino de Oliveira, diz que o objetivo da exposição é abordar a importância do papel de afrodescendentes na sociedade monte-aprazivelense em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. A exposição, segundo ele, consiste em discutir e refletir sobre a importância social e cultural da presença negra na sociedade aprazivelense.
A amostra traz, segundo Eliéser, representantes de 19 famílias de Monte Aprazível, como João Francisco Neto, Alcides Saraiva de Almeida, Aparecida Militão e Paulo Frederico Alves entre outros.
As famílias representam pretos nativos de uma época em que a composição demográfica da cidade era hegemonicamente branca e majoritariamente de segunda e terceira geração de emigrados europeus. Eliéser acredita que esse perfil mudou muito. “Atualmente Monte Aprazível, com praticamente 25 mil habitantes, conta com número considerável de migrantes de várias regiões brasileira, principalmente nordestina, e nesse universo podemos contar com uma estimativa de quase 5% de nossa população de negros”.
De acordo com ele, seria correto dizer que a população da cidade se “abrasileirou” racialmente com a presença do migrante do norte e nordeste, com herança genética negra e índia.
Por isso, ele conta que já está pensando em novas exposições retratando outros indivíduos destes segmentos migratórios que vieram para Monte Aprazível e se fixaram na cidade.
Eliéser conta que “este ano em especial está acontecendo paralelamente uma mostra de fotos do cotidiano de negros e negras não só de Monte Aprazível como também da região, clicadas por acadêmicos do curso de Pedagogia da faculdade Dom Bosco”.
Comentarios