Projeto de horta educativa de Lu Alckmin para escolas já está pronto em Nipoã
- A Voz Regional
- 28 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Na semana passada, a primeira dama e presidente do Fundo Estadual de Solidariedade, Lu Alckmin, em reunião com as primeiras damas, expôs o projeto Horta Educativa e convocou-as para colocá-lo em prática em seus municípios. A primeira dama de Nipoã, Dalvani Pedrassa Lourenço, presente ao evento no Palácio dos Bandeirantes, diz ter se emocionado ao saber que o principal programa da primeira dama, de alcance estadual, a ser implantado nos municípios no mês que vem, já estava sendo desenvolvido em Nipoã.
O Horta Ecológica em Pneu foi o primeiro projeto socioeducacional desenvolvido no município na Escola de Ensino Fundamental Sideny Sakaff, logo após o prefeito José Lourenço (PSD) assumir a prefeitura.
Coordenado pela vice-diretora da escola, Ângela Lelis, o projeto vai além da preocupação ambiental, ele tem focos educacionais, pedagógicas, de saúde, de cidadania e economia. Ângela explica que se trata de um projeto completo: “Os alunos têm noções de processo produtivo, começando por noções de composição de solo, adubação, escolha de mudas, plantio, colheita, preparo dos alimentos e suas indicações funcionais para o corpo humano.”
Ângela tem formação acadêmica, com pós-graduação, em Educação Ambiental, e atua no setor há 26 anos, com projetos em 12 estados.
O projeto entusiasmou tanto seus idealizadores que vai ser ampliado para a creche e para a escola estadual. “É um projeto amplo, de futuro, porque vai despertar nas crianças a alimentação saudável e ao usar os pneus, o recado é simples, você pode produzir hortaliças e legumes saudáveis, em um canto do quintal, mesmo se ele for todo cimentado, e de forma econômica”, explica Ângela.
Educação
Para a diretora Marilsa Fernandes Santana, os primeiros sinais positivos do projeto foram imediatos. “As atividades da horta estão associadas às atividades da escola e os alunos gostam tanto que eles procuram realizar suas tarefas e não faltar às aulas para estarem nas atividades da horta”, explica a diretora.
Marilsa aponta que a alimentação na escola é de extrema qualidade, graças a sensibilidade do prefeito. “O prefeito José Lourenço proibiu a inclusão de embutidos no cardápio. Só uma vez por mês, quando comemoramos os aniversários dos alunos é servido cachorro quente e refrigerante, que eles adoram, mas é só nessa ocasião, no dia a dia, a preocupação é com alimentação saudável e eles já se habituaram, nessa semana mesmo servimos beterraba e eles adoraram”, diz a diretora.
A escola Sidney Scaff tem 359 alunos do ensino fundamental e 135 da escola de educação infantil. É na escola que é preparada toda a merenda, sendo quase mil refeições para atender as redes municipal e estadual.
Comments