top of page

A idade não importa

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 12 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Zulmira de Matos Miziara nasceu em 15 de julho de 1928, num período onde as mulheres não tinham o direito do voto, mas os debates dentro de casa e a vontade de fazer algo em prol do próximo por meio da política fizeram com que a mulher, simples e muito gentil, desejasse se tornar grande na história de Tanabi. Professora do primário de formação, Zulmira, dona dos seus 88 anos, é a mais velha candidata ao legislativo na nossa região “Não sei se é só da região, começo a desconfiar que eu seja a mais velha do estado inteiro” comenta Zulmira com bom humor. Sobre a sua candidatura neste ano, a educadora aposentada confessa que não pensou no fator idade para aceitar a empreitada. De acordo com ela, a candidatura está sendo levada a sério e se tornou mais uma motivação pessoal. “Nem me falaram muito sobre me candidatar, foi algo que eu mesmo quis. Sinto que ainda tenho muito para colaborar com Tanabi, eu tenho vontade de trabalhar, não consigo ficar parada e tenho muitos projetos para colocar em prática”.

Educação é a aposta A professora aposentada já foi vereadora em Tanabi na década de 90 e assumiu a secretaria de educação por duas vezes, durante o mandato de Norair e Zé Francisco. Segundo ela, a educação sempre foi a sua motivação de vida e um dos rumos da campanha neste momento “Como sempre gostei de leitura e estou sempre lendo, eu sempre tento incentivar os outros a lerem um pouco por dia, isso é uma forma de mante–lós na educação”. Zulmira, mãe de três filhos e avó de cinco netos, também busca a inspiração política no seu cotidiano, nas participações dos grupos de estudos, religiosos e entretenimento.Segundo ela, a política é uma forma de proporcionar uma boa vida para população, principalmente para os mais necessitados “Num estudo que fiz há algum tempo, aprendi que estar na política é uma forma de caridade, fazendo com que as instituições públicas atendam as necessidades da população”. “Estou adorando fazer a campanha nestes dias, indo nos lugares que costumo ir diariamente, paro para conversar com as pessoas, visito alguns amigos e assim falo dos meus projetos” comenta a candidata que assume não ter muita ligação com as redes sociais e mídias para divulgação do seu trabalho. “Eu quero ajudar a área social, com o pessoal da terceira idade e também com a juventude, assim vamos cobrir uma grande parte da população acredito eu” comenta a professora.

Relacionamento tranquilo Sobre o seu relacionamento com os demais candidatos, Zulmira afirma que existe um respeito entre eles e nenhum momento foi vítima de preconceito por conta da sua idade “Sempre que encontro algum candidato, paro para conversar e eles me respeitam, alguns me parabenizam pela coragem e pelo empenho que estou tendo na campanha, ou seja, me dou bem com os candidatos, nos respeitamos bem”. Sobre a possibilidade de assumir um cargo no legislativo ano que vem, Zulmira mostra animo na nova empreitada “Eu estou animada com este novo desafio, e isto tem me feito bem, sempre gostei de política, tenho familiares que também gostam e se envolvem, creio que isto seja um DNA, é algo que sempre me motivou e me motiva até hoje”. “Como a vida é engraçada, eu sempre fui a mais nova no ginásio, nos grupos que participei e agora estou tendo que me acostumar em ser a mais velha na disputa da eleição e se ganhar serei a mais velha na Câmara, mas não tem problema” comenta Zulmira com bom humor.

Comments


A Voz Regional © 2020

bottom of page