top of page

Norair promete segundo mandato mais efetivo, inclusive com o fim da falta d’água

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 2 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Prefeito de Tanabi estuda até mesmo investir em projeto móvel de captação de água em rios


Reeleito na eleição do ano passado para um segundo mandato na prefeitura de Tanabi, Norair da Silveira (PSB) garante que as circunstâncias apontam para um segundo mandato mais efetivo em relação às obras e melhores serviços prestados à população. Ele lembra que seu primeiro ano na prefeitura, em 2017, foi muito difícil, com as finanças, segundo ele, em desequilíbrio e a tarefa para ordená-las teria consumido o ano de trabalho.

“Começamos este segundo mandato de forma muito diferente, com a prefeitura equilibrada e com planejamento administrativo em andamento em todos os setores, com tudo pronto para dar andamento em novas obras”, adiantou.

Como toda cidade, Tanabi tem problemas de sobra, mas o problema legendário da cidade, é raro em outras localidades: a falta crônica de água quase que cotidiana nos bairros da Zona Norte e, pontualmente, em outros locais. Esse é o maior enfrentamento dele e que quase lhe custou a reeleição. Ele admite o problema e, mesmo o transferindo-o para questões climáticas e estruturais da rede, garante que porá fim nele. Para o prefeito, a questão climática, períodos secos longos e severos diminuem a capacidade de captação e sua consequência, o aumento no consumo, o agrava, enquanto que a perda na rede de algo estimado em quase a metade da água produzida o torna desesperador. Ao menos para parcela significativa de moradores que não vê água na torneira.

Como nada há fazer para mudar o clima, Norair está disposto a se mexer para aumentar a capacidade de produção e conter a “sangria” de água na rede. São soluções, por si, desafiadoras pelo alto custo. E desafio por desafio, Norair aumenta o leque: vai estudar a captação móvel em rios do município.

Por ora, está na fase de pesquisa de custos e viabilidade o sistema de captação móvel que consiste na instalação de unidades captadoras em pontos da bacia hidrográfica levando à água até o ponto de tratamento e Norair cita como um dos pontos a Bica do Matadouro.

Outra possibilidade apontada é a captação no Córrego D” Angola, situado a cerca de cem metros de uma adutora, o mesmo podendo ser feito no Córrego Bacuri, nas proximidades da Casa das Máquinas de água.

No horizonte próximo de Norair está a elevação da capacidade de armazenamento de 600 mil metros cúbicos para 1 milhão de metros ou 1 bilhão de litros. A depender de descolar recursos em órgãos estaduais e federais da ordem de R$ 4 milhões está a recuperação da rede. Não há estimativa precisa das perdas na distribuição e a prefeitura, segundo Norair, pretender contratar empresa para o levantamento e buscar recursos para a recuperação dos pontos de vazamento. É a solução mais lógica, sendo todas as outras paliativas, mas segundo Norair, a questão é onde buscar os recursos que o município não tem.


Volta às aulas

Para Norair, a rede municipal de ensino está preparada para o retorno às aulas presenciais e tranquiliza os pais de que todos os protocolos de segurança e higiene recomendados por autoridades de saúde estarão disponíveis nas escolas e creche, inclusive o distanciamento no transporte de estudantes. O município vai incorporar à frota cinco novos ônibus conseguidos do Fundo Nacional da Educação.

Para a outra ponta etária, o prefeito de Tanabi anuncia novidade pouco comum nos municípios brasileiros: a creche para idoso. Trata-se de um espaço de acolhimento dotado de equipamentos de convivência, com refeitórios e monitores, inclusive da área de saúde, que abriga idosos em período integral diurno, voltando para casa no final da tarde. Para Norair, o espaço não só oferece melhores condições de convivência e bem estar psíquico ao idoso, com relevância social por não ocupar um adulto da família com os cuidados do idoso. “É muito comum que um adulto da família fica impedido de trabalhar porque tem de cuidar de um pai, de uma avó. Com a creche, esse idoso terá um cuidador profissional à disposição, terá seu remédio na hora certa e terá uma vida social mais ativa”, apontou o prefeito.


Comments


A Voz Regional © 2020

bottom of page