CEI confirma falhas no sistema de tratamento de esgoto de Tanabi
- A Voz Regional
- 29 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Funcionários municipais da contabilidade serão ouvidos pra esclarecer as questões financeiras do abastecimento
Os vereadores Rodrigo Bechara (PODEMOS), Fabrício Missena (PP) e Gilbertinho Faria (PSD), que compõe a comissão da CPI da Água, visitaram as lagoas de tratamento de esgoto de Tanabi, Ibiporanga e Ecatu. Os vereadores constataram falhas que podem comprometer o sistema.
Na Lagoa de Tratamento de Tanabi, os legisladores constataram que apenas uma, das duas bombas de recalque, está em funcionamento. Rodrigo Bechara vai relatar isso em documento e a comissão irá exigir o funcionamento das duas bombas do local. “Não sabemos ao certo se sistema realmente funciona com apenas um recalque, como fomos informados, precisamos acompanhar todo o processo”, comentou Rodrigo, relator da comissão.
De Ecatu, os vereadores seguiram para Ibiporanga e econtraram o local abandonado. Segundo eles, a entrada é bloqueada para veículos por uma caneleta construída na estrada que liga Ibiporanga a Usina Guarani que capta águas pluviais, o mato é alto, as casas das máquinas estão com portas arrombadas, não possui nenhuma proteção e todas as lagoas estão secas.
“Um total abandono e dinheiro público jogado fora. Foi isso que encontramos em Ibiporanga. Não chega esgoto algum no local. Não sabemos pra onde estão indo todos esses dejetos. O assunto é sério e vamos investigar todo o processo de captação do bairro”, disse Missena, presidente da comissão.
Segundo moradores de Ibiporanga, o sistema nunca funcionou e, sazonalmente, são encontrados vazamentos de esgotos em propriedades vizinhas.
“Já vimos esgoto escorrendo em pastos e até sendo depositado em uma represa de uma propriedade aqui”, disse um morador. “Olha, funcionar nunca funcionou, mas a cobrança vem e muitas vezes pagamos até mais caro no esgoto do que na água”, disse uma comerciante do bairro. “Um absurdo, o bairro está esquecido pela administração. Vamos investigar e fazer funcionar esse sistema. Doa a quem doer”, salientou Gilbertinho.
Em Ecatú, os vereadores verificaram que o sistema funciona, mas o local também está abandonado. “Conferimos que lá não possui fiscalização alguma. O espaço que seria dedicado a um zelador está com as portas arrombadas, pias quebradas, sujo e inabitável. Um verdadeiro descaso com o dinheiro público”, frisou Fabrício.
“Sentimos nessas primeiras visitas que teremos muito trabalho, mas não vamos desistir. Seguiremos em frente e faremos o que for possível para que a população possa ter água e esgoto tratados e respeito com o bem público. Vamos relatar todas essas irregularidades, convocar quem deve ser convocado e trabalhar para fazer gerir o sistema com eficiência”, observou Rodrigo.
Na segunda0feira, serão convocados servidores para falar sobre a situação financeira do serviço responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto. “Queremos explicações sobre a arrecadação, em que conta é depositado, quais os investimentos feitos, gastos de manutenção, vamos fazer um levantamento financeiro do setor”, apontou Missena.
Comments