Norair aguarda aliados indicar nomes para formar governo
- A Voz Regional
- 7 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Prefeito eleito de Tanabi vai indicar seis nomes de sua cota pessoal e aliados vão nomear restante do secretáriado
O prefeito eleito de Tanabi, Norair Cassiano da Silveira (PSB) reservou para sua cota pessoal a nomeação dos secretários de Assistência Social, Esportes, Obras, Jurídico, Comunicação Social e Chefia de Gabinete, deixando para os aliados, o PSDB, DEM e PMDB, a nomeação de outras secretarias.
Norair já definiu que seu cunhado, Alvanir Ventura, assumirá a chefia de gabinete e o jornalista Hilton Cristiano será conduzido para a comunicação de governo. Em Tanabi, os cargos de livre nomeação têm status de secretaria, o que descaracteriza nepotismo a nomeação do cunhado. Os nomes para os demais cargos serão divulgados nas próximas semanas.
O vice de Norair, Fabio Ceron, presidente do PSDB, terá três secretaria, Saúde, Educação e uma terceira ainda a ser definida. Fábio pode assumir pessoalmente a Saúde, a secretaria de maior visibilidade eleitoral. Segundo Norair, serão discutidas quais e quantas secretarias ficarão com o DEM e o PMDB.
O prefeito prometeu que fará cortes radicais na estrutura funcional da prefeitura. Segundo Norair, são mais de 50 cargos em comissão, mas serão preenchidos apenas cerca de 20. “Eu avalio que a maioria dos cargos não é necessária, na verdade existe para acomodar acordos políticos. Eu considero que preenchendo só um 1/3 desses cargos não haverá qualquer prejuízo para a população e para os serviços”, entende Norair.
Para Norair, é de justiça que os cargos sejam divididos entre os partidos aliados. “É natural que os partidos que estiveram na campanha, que contribuíram com a eleição, façam parte do governo e os nomes indicados, com certeza, são habilitados para os cargos”, justificou.
A partir da próxima semana, Norair estará com sua equipe na prefeitura para o processo de transição de governo e elogiou a atitude da prefeita Bel Repizo (PMDB). “A iniciativa de fazer a transição partiu dela, logo depois da eleição, ela me comunicou que as portas da prefeitura estariam abertas para a nossa equipe”. Apesar do PMDB, partido de Bel, ter feito parte da coligação vitoriosa de Norair, ela declarou apoio pessoal ao candidato adversário, José Francisco (PC do B).
Câmara
Norair está pronto para atuar na eleição da presidência da Câmara, caso a hegemonia de seu grupo correr risco. A sua coligação elegeu a maioria de um vereador, mas a presidência é pretendida pelos eleitos Marcos Paulo Mazza (DEM) e Rodrigo Bechara (PEN), de sua base aliada. “Eu tenho bom trânsito com todos os vereadores e, se for preciso, vou intervir na eleição, porque é necessário que o Legislativo esteja afinado com o Executivo, vamos precisar dessa afinidade para governar nesse ano difícil que teremos pela frente”.
Será muito difícil que a oposição fique com a presidência do Legislativo, mas mesmo que o improvável aconteça, Norair não vê problema em governar com uma mesa diretora da Câmara majoritariamente oposicionista. “Não será um problema, sei trabalhar na adversidade e provei isso na campanha eleitoral, virando uma eleição em 40 dias. Eu sei construir acordos porque sou confiável, todos sabem que o meu maior patrimônio eleitoral é minha palavra”, afirmou.
O prefeito eleito, apesar da crise em que vivem os municípios e diante do contingenciamento dos recursos estadual e federal, garante que fará um governo marcante. “Vou fazer um grande governo, porque não tenho mais projeto político pessoal, meu único projeto é fazer o meu sucessor.” E seu sucessor já está definido, é Fábio Ceron.
Comentários