top of page

Novatos derrotam os “cascas grossas” em Poloni

  • Foto do escritor: A Voz Regional
    A Voz Regional
  • 9 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

A Câmara de Poloni elegeu a ativista social Evanedir Pazeto (PRB) presidente da Mesa Diretora que terá na vice presidência Zé Carlinhos (PSD), Andreia Fachini, na primeira secretaria e Ronan Noal (PSB), na segunda, todos novatos em primeiro mandato que derrotaram Hemerson Marinoto (PPS), candidato dos “cascas grossas”, vereadores com um ou mais mandatos anteriores.

Os novatos, logo após o resultado das urnas fecharam questão em torno de um nome do grupo para a presidência, argumentando que os números indicavam o anseio de mudança da população. “Tradicionalmente, a renovação na Câmara em Poloni tem índices baixos, Os vereadores se reelegem para muitos mandatos, ficando no cargo por muito anos e nesta eleição foi diferente, dos nove que disputaram a reeleição só três foram eleitos e os mais votados foram os candidatos novos. Isso foi um sinal de que a população queria mudança e entendemos o recado e colocamos os novos para dirigir a Casa”, explicou Evanedir.

Em seu primeiro discurso, Evanedir disse que se empenhará para valorizar o Legislativo e honrar a confiança dos eleitores no Legislativo como poder independente e fiscalizador do Executivo. “Estarei me dedicando não apenas pelo simples fato de ser presidente da Casa, mas também como uma vereadora atuante e principalmente, uma cidadã poloniense”, afirmou a presidente do Legislativo que se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara de Poloni.

Prefeito e Vice

Evanedir e os demais vereadores foram empossado na mesma cerimônia que deu posse ao prefeito e seu vice, Antônio José Passos (PPS) e Borsato Júnior. Ambos receberam as chaves da Prefeitura de Poloni das mãos da ex-vereadora Benedita Cândida Faria, legisladora em sete mandatos no Município e homenageada na manhã do dia primeiro.

Agora eleito de forma democrática e pelo povo (Antonio José havia assumido o posto após o afastamento do ex-prefeito Curimba), o prefeito disse que espera um mandato de muito trabalho. “Todos sabemos que o ano de 2016 foi um ano muito difícil, porém, confio na força de vontade dos vereadores, que podem contar com o meu total apoio para que possamos realizar um bom trabalho”, disse Passos.

Ele ainda afirmou que a transparência será o carro chefe de seu governo, principalmente no que diz respeito à câmara Municipal. “Humildade para tomar decisões e experiência para conduzir a Cidade são necessárias nesse momento”.


Após perderem Mesa Diretora, “experientes” conquistam as Comissões

O grupo de vereadores mais experientes, que havia perdido a formação da Mesa Diretora da Câmara para os chamados “calouros”, conseguiu um importante revés, onde cada uma das quatro comissões ficou sendo presidida por um vereador dos chamados “casaca grossa”.

A tática usada para a conquista da presidência de cada comissão foi simples. Os veteranos colocaram em cada comissão, dois de seus representantes (sendo que cada uma é composta por três parlamentares). Isso fez com que o grupo conquistasse dois de cada três votos nas respectivas comissões.

Assim, Hemerson Marinoto (PPS) presidirá duas das quatro Comissões da Casa, sendo a de Justiça e Redação, que terá como vice Vintinho (PSDB). Andréia Fachini (PMDB), primeira secretária da Casa irá compor à Comissão como membro, e Finanças e Orçamento. Tinga (PSDB) será o vice e Ronan Noal (PSB), completa a Comissão.

Já Obras e Serviços públicos será presidida pelo tucano Tinga, com Marco Aurélio Lepes Rossi (DEM) como vice e Zé Carlinhos (PSD) será membro. O democrata Marco Aurélio é quem fica a frente dos trabalhos da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, sendo auxiliado por Vitinho, completada por Luiz Donizete Soares, o Luizão (PRB).

Comentários


A Voz Regional © 2020

bottom of page