O lado artístico de um momento sombrio
- A Voz Regional
- 24 de out. de 2016
- 2 min de leitura
A Faculdade Dom Bosco de Monte Aprazível realizará a partir da próxima segunda feira, 24, a XII Semana de História, organizada pelos alunos do curso, professores e aberto para comunidade em geral. Para edição deste ano, o tema será: ‘História e suas linguagens’, que fará uma reflexão sobre as manifestações culturais e artísticas realizadas no Brasil durante o período de ditadura militar, entre as décadas de 70 e 80.
Entre as artes que serão abordadas estão; teatro, cinema, música e dança. Algumas destas obras marcaram época, sendo reconhecidas e admiradas até os dias atuais, e auxiliam no aprendizado dos fatos ocorridos no país. Além do resgate histórico, as obras também ganham o poder de reforçar a arte brasileira ao longo dos anos.
Para o coordenador do curso de história, Professor Elieser Justino, a semana acadêmica é a oportunidade de aproximação da população com o trabalho desenvolvido na faculdade. “Como é um evento que todo mundo pode participar, proporciona uma aproximação das pessoas com o material e os temas que são debatidos no ambiente acadêmico e futuramente nas salas de aula.”
Ainda de acordo com o professor, a semana de história também é uma forma de integrar a família e gerar conhecimento para população. “Outro aspecto que também é trabalhado nesta semana é a opção de lazer, mesclado com conhecimento para quem participa, e este ano teremos uma programação bem aberta para as manifestações culturais.”
Para a professora doutora em história Daniela de Brito, uma das palestrantes da semana acadêmica, o evento é fundamental para o aprendizado e valorização da cultura. “Esta temática do encontro vem num momento importante, já que o país atravessa um momento político conturbado e digo que até semelhante com alguns eventos que ocorreram naquela época”.
A palestrante do primeiro dia da semana acadêmica irá abordar as obras do cinema durante a ditadura. “Não só as obras do cinema, mas como todo o trabalho artístico daquela época servia como uma forma de resistência contra as perseguições, torturas, enfim, ao pesadelo que o país atravessava, era uma tentativa de salvar a história e a valorização do povo brasileiro”.
Para a historiadora, o período da ditadura no país, foi um dos mais negros do Brasil e traça uma comparação a crise que o país atravessa: “É importante fazermos este resgate histórico e cultural para sabermos o que foi o nosso passado e pelos rumos que a política está tomando, precisamos estar preparados para uma nova fase complicada.”
“Tivemos várias perdas com a ditadura e com este novo ‘golpe’ recente corremos um risco muito grande de acontecer fatos semelhantes ao de décadas passadas, o que causaria um prejuízo enorme para o povo brasileiro” comenta Daniela de Brito.
Estão programadas, além de palestras, debates e oficinas, apresentações de dança, música, teatro com participação de vários artistas locais e companhias de todo o Brasil.
A XII Semana de Historia será realizada entre os dias 24 e 28 de outubro no Centro Cultural de Monte Aprazível e aberto para toda população. Os interessados em obter certificado de presença, pagam uma taxa de R$30,00 e precisam se inscrever. Mais informações na secretaria da Faculdade Dom Bosco, Rua Augusto Chiesa, 679 ou pelo telefone 3275 9660.
Comentários