Parceria com horticultor garante legumes e verduras orgânicas para pacientes de hospital
- A Voz Regional
- 28 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Santa Casa consegue reduzir custos da cozinha com cessão de área ociosa para horta que não utiliza produtos químicos
A Santa Casa de Misericórdia de Monte Aprazível firmou um contrato de parceria com o horticultor José Donizeti Barriviera para a formação de uma horta capaz de suprir toda a demanda de consumo do hospital, contribuindo dessa forma com a redução de custos da entidade.
João Roberto Camargo, provedor da Santa Casa, conta que assumiu o hospital com a área onde estão localizadas várias jabuticabeiras e a horta tomadas por caramujos e pelo mato. “Como entidade de saúde pública que somos nos vimos obrigados a sanar o problema empreendendo uma limpaza do local, mas não tínhamos condições financeiras, então recorremos a parceiros que nos auxiliaram na limpeza, como a Construmonte, FM Agrícola, Maionchi Materiais para Construção, o agroempresário Jorge Mendes, que faz parte da irmandade da Santa Casa e Carlos Alberto Zanin.”
“Feita a limpeza – prossegue – tínhamos um novo problema: a manutenção da área limpa. Foi então que surgiu a ideia de propormos um contrato de permuta com algum horticultor que tivesse interesse. Encontramos no senhor José Donizeti Barriviera um parceiro, que vem usando a área e mantendo-a limpa e cultivada. Em troca ele fornece legumes, hortaliças e frutas para a Santa Casa, o que contribui para reduzir os custos da entidade com a compra desses produtos”.
De acordo com Camargo, a parceria foi “saudável” para todos. “Foi bom para a Santa casa que tem a área mantida limpa e cultivada, além de não ter mais gastos com hortaliças e algumas frutas. Foi bom para o senhor José porque não paga arrendamento ou aluguel da área, a contrapartida está na manutenção da limpeza e do fornecimento dos alimentos para a cozinha da entidade e foi bom para a população porque ganhou uma horta com hortaliças e legumes frescos e orgânicos”, enfatiza.
O contrato celebrado entre a Santa Casa e o horticultor teve início em março e tem prazo de um ano, com cláusula que prevê prorrogação automática caso nenhuma das partes se manifestem.
Produção
O horticultor José Donizeti Barrivieri tem produção bem diversificada na horta. Ele conta que produz diversas variedades de alface, como a crespa, lisa, americana, rocha e pé de galinha, tem também rúcula, espinafre, alho poró, cheiro verde, couve, escarola, acelga, almeirão, repolho, brócoli, tomate cereja, hortelã, poejo, orégano, beterraba, coentro, manjerona, manjericão, mamão e banana. Toda a produção é orgânica, “não mexo com veneno”, enfatiza.
A horta foi plantada em área localizada ao lado da Santa Casa e funciona de segunda a sábado das 6h30 às 18 horas e aos domingos até às 12 horas. O maço de verduras custa R$ 4,00, mas José garante que vem bastante verdura, “o meu maço é enorme, bem maior que na média de outras hortas”, propagandeia.
José diz que está satisfeito com a parceria firmada com a Santa Casa. “O pessoal da Irmandade é muito bom e foi um bom negócio para mim e para eles. Estou vendendo uma média de 50 maços por dia, o que é suficiente para a manutenção da horta e para meu orçamento pessoal. Por isso, agradeço o provedor e toda irmandade por essa oportunidade”, finaliza.
Comentarios