Professores de Monte Aprazível são capacitados a identificar doença muscular
- A Voz Regional
- 25 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020
Estar atento ao desenvolvimento das crianças, não só dentro da sala de aula, além de contribuir para que eles tenham um crescimento saudável, tomando todos os cuidados com a saúde, também são aspectos trabalhados para os professores da rede municipal de Monte Aprazível. Companheiros das crianças durante parte do dia, o trabalho de professor também se estende além da educação e colaboram com os pais na prevenção e cuidados com a saúde dos pequenos.
A fim de ampliar o conhecimento dos professores da Educação Infantil de Monte Aprazível, a Assessoria de Educação realizou na tarde de ontem, em parceria com a Azimutemed, a palestra Distrofia Muscular de Duchene. O encontro teve o objetivo de esclarecer e orientar os profissionais da educação para sintomas e procedimentos da Distrofia Muscular de Duchenne, que atinge uma em cada 3500 pessoas, na sua maioria meninos entre 1 e 6 anos de idade.
Segundo o assessor da educação de Monte Aprazível, Pedro Poloto, o conhecimento do professor, pode se tornar o auxilio para o diagnóstico de um problema de saúde que a criança tenha e ainda não foi detectado. “Na fase de desenvolvimento da criança, quanto mais atenção melhor. Por momentos, um sintoma percebido pelo professor, repassado aos pais, pode melhorar o desenvolvimento da criança e um cuidado com a saúde seja tomado”, afirma o assessor.
Ainda de acordo com o professor, esta também foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais da educação do município, principalmente em ações que eventualmente podem ser encontradas em sala de aula. “Este conhecimento a mais e este olhar do professor, pode ser decisivo na hora de salvar uma vida.”
“Quando soma, o cuidado e a atenção que a criança recebe dos pais em casa e mais este complemento que os professores e todos da rede municipal aplicam na escola, a criança é a maior beneficiada. Estes detalhes são importantíssimo” comenta Pedro Poloto.
O que é Distrofia de Duchenne
A distrofia muscular de Duchenne é uma distrofia degenerativa causada por alterações no gene DMD e acomete, na sua maioria, meninos entre 1 e 6 anos de idade. A pessoa com este tipo de distrofia possui alterações no gene DMD, responsável pela geração da proteína distrofina, essencial para a formação da fibra muscular, que protege o músculo de danos durante a contração e relaxamento.
A DMD é uma doença genética hereditária, mas que também pode ocorrer através de mutações genéticas, sem que haja histórico na família. A doença possui tratamento, porém não existe cura definitva, quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de tratamento.
Comments