Tanabi atende alunos com necessidades especiais através da alimentação escolar
- A Voz Regional
- 24 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Crianças matriculadas nas escolas municipais e estaduais estão sendo atendidas de forma especial com a alimentação escolar pela Prefeitura de Tanabi.
Segundo a nutricionista Giovanna de Violin Munhoz, responsável pela merenda escolar do município, é grande o numero de crianças com estas necessidades.
São oferecidos alimentos saudáveis como: frutas, sucos naturais, verduras e legumes da época. São consideradas crianças com necessidades especiais, portadoras de diabetes, intolerância a lactose e obesidade.
A profissional conta que encontrou na prefeitura e na Secretaria de Educação um apoio grande em servir esses alunos. “Esses alimentos sempre têm diferença grande na questão de preço”, ressalta, “Mas sempre tive apoio da secretaria de educação e da prefeitura”.
Crianças com intolerância a lactose precisam de alimentos modificados e especiais para elas como: leite sem lactose, biscoitos sem lactose, frutas, etc. “As diabéticas necessitam de alimentos sem açúcar ou diet hoje contamos como: sobremesas diet, biscoito sem açúcar e pão de forma integral, além de servirmos frutas, legumes e verduras na refeição principal”.
Ainda segundo a nutricionista, são diretrizes do programa nacional de alimentação escolar o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica no caso essas crianças com necessidades específicas.
Os pais dessas crianças deverão comunicar a unidade escolar para atendimento específico. a unidade escolar por sua vez comunica a secretaria municipal de educação que repassa para a nutricionista.
Vale ainda ressaltar que depois da descentralização da cozinha piloto, os alunos puderam ter suas refeições adequadas para cada faixa etária e com alimentos mais variados.
As unidades foram equipadas com: armários, geladeiras, fogões, batedeiras planetárias, liquidificadores industriais e espremedores de fruta. “Ainda temos muito a avançar, com a compra de utensílios, uniformes para as merendeiras, mas a necessidade urgente para o bom funcionamento a prefeitura já fez”, finalizou a nutricionista.
Comments